segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Tem que ser cesariana, Dr. ?




Aproveitando que o filme o Renascimento do parto, que está em alta e a discussão em torno de parto humanizado, vou deixar aqui, registrado meu desabafo de nunca poder ter a linda experiência de parir naturalmente. De nunca ter ajudado minhas crias a nascer.
De não ter sentido cada minuto de um trabalho de parto e não ter feito nenhuma força pra trazer minhas crias ao mundo.
Quando engravidei da minha primeira filha, eu queria parto normal, mas o médico disse que a criança seria muito grande, que era perigoso, que minha pressão tinha começado a subir, enfim falou um monte de inverdades que me fizeram desistir do momento mais sublime e completo que seria na minha vida.
Claro que o nascimento de um filho, é sempre emocionante, mas um parto feito por meio cirurgico, não é  a mesma coisa, a anestesia te impede de ter sensações únicas que ocorre em um parto normal.
Quando engravidei da segunda filha, eu mesma optei por fazer uma cesariana e o médico não questionou minha decisão, não procurei me informar e achei mais cômodo assim, e no parto das gêmeas não teve jeito mesmo porque aí sim, verdadeiramente tive problemas de saúde e elas nasceram prematuras.
Claro tambem que o sistema de saúde no Brasil tem que melhorar muito ainda, para poder dar uma assistência completa para a gestante poder ter um parto natural. Já ouvi relatos de partos induzidos em hospitais públicos que fiquei horrorizada , como tem profissionais de saúde que tratam as gestantes com frieza, desprezo e descaso. Então para mim não adianta querer humanizar o parto se não tem profissionais preparados e capacitados para ajudar a mãe a ter um parto natural. Para quem tem plano de saúde e uma condição financeira favorável é tudo mais fácil, mas devemos pensar nas mães que dependem do SUS.
Sou contra o parto cirurgico desnecessário, tambem não critico as mães que optaram por ter cesariana, porque o maior problema é a falta de informação e a falta de estrutura fisica e psicologica para esse momento tão importante na vida da mulher. É um momento que precisa ser lindo e bem estruturado para não se tornar traumatico e doloroso.
Fica um recado para nós blogueiras também, que estamos ligadas no mundo materno, podemos fazer a nossa parte social, buscando informações e passando para as mães, não só no mundo da blogosfera, mas na nossa vizinhança, no nosso trabalho e em qualquer lugar, sempre vai ter uma mãe que precisa ser aconselhada e bem preparada para poder exercer o dom mais lindo que Deus pode dar a uma mulher :
Gerar uma vida dentro de si e trazer essa vida ao mundo naturalmente.
Esse é o meu recado de hoje.

x_3c7ea6f1

3 comentários:

  1. com certeza amiga
    temos que fazer a diferença e
    é através do conhecimento

    linda semana beijokas

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Realmente a falta de informação é o pior.
    beijos
    Lele
    www.eueleeascriancas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Como a Helena disse, a falta de informação é a pior. Mas acho que voce não pode se sentir culpada por não ter tido o parto normal. Na época foi a maneira que suas filhas vieram ao mundo com saúde. Isso é o que realmente importa.

    Nao estou falando isso porque defendo a cesárea. Não defendo. Eu tive um parto normal como eu quis, ou pelo menos quase que na totalidade. Fui feliz porque tive preparação intelectual, física e, principalmente, uma equipe médica pelo SUS que apoiou as minhas decisões.

    Hoje, você tem muito mais conhecimento, e com certeza pode aconselhar várias mães do porque NÃO fazer uma cesárea desnecessária. Essa informação é muito valiosa para muitas mães que estão na dúvida ou que acham que é a melhor maneira.

    Muito valioso da sua parte compartilhar os seus sentimentos e mostrar como as coisas poderiam ter sido diferentes se você soubesse de tantas coisas que hoje sabe.

    Beijos
    Karin

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.