terça-feira, 23 de outubro de 2012

Criança que chupa dedo, chupeta e outros vicios : como tirar sem traumatizar




Para muitas crianças tirar a mamadeira, a mania de chupar o dedo, a chupeta ou mesmo aquela fraldinha ou paninho que elas amam, é sinônimo de choradeira e em muitos casos um grande trauma.Mas, na pratica não precisa ser assim, com uma boa estratégia, diálogo, amor e muito carinho se consegue tirar o vicio dos pequenos.
 Tenho 4 filhas e todas tiveram o seu vicio : a Júlia tinha o "gogoi" que era um cobertor verde que ela chupava as pontas. A Fernanda chupava o bico da mamadeira e as gêmeas chupavam dedo. Deixei elas com seus vicios até os 5 anos. Quando fizeram aniversário tirei de todas elas, sem problemas, sem choradeira e principalmente sem traumas. Claro que tive que ter paciência, porque nada é do dia para a noite e temos que respeitar os limites e sentimentos das crianças. Mas achei que foi até relativamente fácil.
Tirei o "gogoi" da Júlia, "esquecendo" ele na casa da minha mãe. Conversei com ela dizendo que não tinha como buscar. Redobrei o carinho com ela, porque essas manias que as crianças adquirem quando bebês, faz com que eles se sintam protegidos e descarregam suas tensões.
Já a Fernanda, quando fez 6 anos falei para ela que já estava muito grande para tomar mamadeira e comprei um lindo copo decorado para ela trocar pela mamadeira, ela adorou o copo, mas ainda mamou algumas vezes até largar, tambem não foi dificil, o maior segredo é amor redobrado, diálogo e paciência.
E com as gêmeas foi o meu maior desafio, porque dedo está na mão a qualquer hora e é complicado tirar.
Além de chupar dedo, elas ainda cheiravam o cobertor, tambem onde íamos tinha que levar a "cobertinha" delas. Também quando completaram 6 anos, disse a elas que estavam grandes para chupar dedo e elas diziam que não iam chupar mais, mas aí vinha a recaída. Foi quando a Fernanda ganhou uma cachorrinha de aniversário e tive a idéia de dar as "cobertinhas" para a cachorrinha dormir. Elas aceitaram, mas quando viam a cobertinha queriam pega-la, mas aí eu falava que a cachorrinha tinha dormido em cima dela e feito xixi na cobertinha, elas nunca mais quiseram pegar e por consequência largaram o dedo.
Foi uma grande vitória, não imaginei que seria tão fácil elas largarem o dedo.
O amor, a paciência e o diálogo são aliados poderosos para trabalharmos na vida dos nossos pequenos.
 x_3c7ea6f1

14 comentários:

  1. Adorei o texto..isso aí, como paciência e persistência, conseguimos alcançar nossos objetivos!Bjokas!

    ResponderExcluir
  2. OiGra, o seu texto está ótimo. Aqui eu não passeiopor essas coisas. A chupeta foi retirada por volta de 1 ano e com muita facilidade. Também elas não eram do tipo vidradas em chupetas.
    beijos
    Chirs
    http://www.inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que bom que foi fácil tirar, sem traumas ... Aqui em casa o Gui está com 3 anos, estou tentando tirar a chupeta dela, antes ele ficava com ela o dia todo, agora como está na escolinha meio período, ficou mais fácil, ele só pega ela pra dormir, e qndo dorme ele larga ela, aos poucos vou tentar tirar a noite tbm, a mamadeira ainda não tirei pq ele só toma pra dormir e de manhazinha antes de acordar (pq qndo acorda ele não quer), espero que seja fácil tbm. Parabéns a vc e para as filhas ...

    Tem selinho pra vc lá no meu blog
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/2012/10/eba-novo-selinho-premio-dardos.html

    Beijos Mi Gobbato

    ResponderExcluir
  4. ótimas táticas ein, manias existem e o segredo é paciência e muito amor!!

    ResponderExcluir
  5. Na maternidade cada passinho dado é uma vitória mesmo e sempre é bom comemorar e compartilhar! tati - http://amigosdefraldas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Menina aki em casa os gemeos não tem nem um vicio desses por enquanto,chupeta eu não dei,cobertihas não ligam e o dedinho não chupam resta as mamadeiras que se puxarem a mãe vão até os 5 kkkk
    Mas que bom que tudo foi facil por aí

    ResponderExcluir
  7. Aqui usamos chupeta e não foi tããão fácil como imaginava, principalmente porque a vovó deixava usar bastante, mas quando vi que era hora, um trabalho em conjunto com a vovó e a escola e tudo resolvido! Sem choro, sem dor nem dificuldades!!!

    Beijos, Má <3
    www.monmaternite.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa amei esse post, aprendi muito com ele, tenho um gatinho que chupa dedo em casa, na verdade tenho dó, acho tão lindo.
    Bjinhus
    www.gustavoegaby.blogspot.com.br
    www.cantinhodasmamaescorujas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. boas dicas.....eu já estou começando a fazer isso com o Theo........ele é um Sr chupeta.......kkkk..bjuss

    ResponderExcluir
  10. Por que você não deu essas dicas a uns meses atrás hein iria me ajuda bastante mais graças a Deus o Renan largou a chupeta e o dedo quando eu menos esperava...lindas suas florzinhas.
    beijinhOos ♥

    ResponderExcluir
  11. Olá linda,
    Adoro seu blog deixei um selinho dedicado ao seu blog lá no meu. Passa lá e dá uma olhadinha.
    Bjs e bom dia
    Drica

    ResponderExcluir
  12. Eu chupei dedo por MUIIITO tempo um certo dia minha mãe disse .... nossa tadinho seu dedinho vai cair kkkkkk psicologia materna vai entender e daquele dia pra ca nunca mais rsrsrsrsrs

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Minha irmã tirou a chupeta do meu sobrinho quado ele tinha dois anos e ele sem a chupeta começou a chupar o dedo.Hj ele esta com 4 anos e nada de tirar o dedo , pelo menos pra dormir ele se aconchega em um cantinho , coloca o dedo na boca e vai dormindo.Falei pra ela que tirou a chupeta muito cedo e tdo ao mesmo tempo, chupeta , peito , mamadeira , achei que o menino ficou meio carentezinho tadinho perder tdo de uma vez.

    ResponderExcluir
  14. Minha irmã tirou a chupeta do meu sobrinho quado ele tinha dois anos e ele sem a chupeta começou a chupar o dedo.Hj ele esta com 4 anos e nada de tirar o dedo , pelo menos pra dormir ele se aconchega em um cantinho , coloca o dedo na boca e vai dormindo.Falei pra ela que tirou a chupeta muito cedo e tdo ao mesmo tempo, chupeta , peito , mamadeira , achei que o menino ficou meio carentezinho tadinho perder tdo de uma vez.

    ResponderExcluir

Adorei a sua visita e ficarei muito feliz com seu comentário.